Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

terça-feira, junho 21, 2011

Moody's eleva rating do País; saiba qual o impacto para pequenos investidores

Moody's eleva rating do País; saiba qual o impacto para pequenos investidores

20 de junho de 2011 Por: Diego Lazzaris Borges do Infomoney

SÃO PAULO - A elevação de rating soberano do Brasil pela agência de classificação de riscos Moody's não deve impactar tanto na decisão dos pequenos investidores, de acordo com especialistas do mercado financeiro.

De acordo com o especialista do MoneyFit, André Massaro, de maneira geral, a elevação do rating brasileiro de "Baa3" para "Baa2" é positiva para o País, mas não significa que o mercado acionário vá melhorar por conta disso.

“Teoricamente esta elevação é positiva e deveria até mesmo dar um estímulo para a Bolsa. Mas é bom ressaltar que em 2008 o Brasil virou investment grade (grau de investimento) e mesmo assim o mercado caiu muito, por causa da crise internacional”, diz o especialista.

Segundo ele, o pequeno investidor não deve mudar sua estratégia apenas por conta desta elevação. “Pode até ter um movimento positivo de curto prazo na Bolsa, mas o investidor pessoa física não deve alterar seus planos por causa disso”, diz Massaro.

O analista da Futura Investimentos, Adriano Moreno, também acredita apenas em uma influência no curto prazo. “Pode ser um gatilho para um repique da bolsa. Entretanto, para o médio e longo prazos acho que não impacta muito”.

Para o operador sênior da corretora Tov, Júlio Mora, de uma maneira geral, a notícia é positiva para o País. “Não há dúvidas de que esta elevação do rating é boa. Ela faz com que o Risco Brasil caia e a captação externa das empresas aumente, o que é positivo”, aponta.

Fatores externos
Entretanto, ele lembra que o mercado ainda sofre com muitas incertezas, principalmente do cenário externo, o que deixa a Bolsa de Valores vulnerável.

“Para o pequeno investidor, o impacto da notícia não é tão grande. Não acredito que a bolsa vá mudar apenas por conta desta elevação. O mercado acionário está mais ligado às incertezas externas, principalmente por conta da dívida de países Europeus e a dificuldade de recuperação da economia norte-americana”, acredita.

“Já está na hora do mercado começar a se recuperar. Se olharmos a performance de outros países emergentes vemos que o Brasil é o que mais está sofrendo, mesmo com uma expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) maior do que os outros países”, ressalta Mora.

Entenda o que é
O rating, ou classificação de risco, se refere ao mecanismo de classificação da qualidade de crédito de uma empresa, um país, um título ou uma operação estruturada.

Em outras palavras, é uma opinião, emitida por uma agência especializada, sobre a capacidade de um país ou uma empresa saldar seus compromissos financeiros.

Esta classificação é importante para o mercado, já que fornece aos potenciais credores uma avaliação independente a respeito do risco de crédito do país, ou de outro objeto analisado.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.