Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

quarta-feira, abril 27, 2011

Leo Burnett Tailor Made quer ser uma das 5 maiores

Leo Burnett Tailor Made quer ser uma das 5 maiores

As agências Leo Burnett e Tailor Made sacudiram o mercado com o anúncio de uma joint venture que passa a valer a partir desta quarta-feira, 27. A operação surge com o conceiro de "criar uma agência capaz de desenvolver projetos sob medida para cada cliente, permitindo o alcance pleno dos resultados planejados".

A união das duas agências foi resultado de negociações que envolveram diretamente o CEO e Chairman da Leo Burnett mundial, Tom Bernardin, representantes do Publicis Groupe de Paris e o empresário Paulo Giovanni, presidente da Tailor Made.

Recém-nascida, a Leo Burnett Tailor Made quer estar entre as cinco maiores agências do Brasil em três anos. A união marca um fato inédito na história da Leo: é a primeira vez, em mais de 38 anos de presença no Brasil, que a rede internacional permite brasileiros como sócios.

A nova agência passa a se chamar Leo Burnett Tailor Made e o presidente será Paulo Giovanni, que, em conjunto com Ruy Lindenberg, Marcelo Reis, Marcello Magalhães, Fernando Sales e Pablo de Arteaga, assumirá o comando da empresa.

Meses de preparo

Desde o segundo semestre de 2010, Paulo Giovanni trabalha no conceito e criação da Tailor Made, que tem no seu DNA o conceito de trabalhar “sob medida”. O empresário e seus sócios ainda estavam compenetrados na formação da agência quando iniciaram, em paralelo, as negociações com a empresa global. Após os primeiros contatos, o projeto de fusão evoluiu e criou condições para que o acordo de parceria fosse concluído rapidamente.

O Publicis Groupe, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, que incorporou a Leo Burnett em 2002, deterá o controle acionário da nova agência. O acordo estabelece que o grupo francês comprará 100% da Tailor Made até dezembro de 2016. Em contrapartida, Paulo Giovanni e sua equipe serão responsáveis pela gestão da empresa, além de permanecerem sócios na operação.

“A Leo Burnett Tailor Made será uma agência 100% focada no cliente. Isso implica conhecer profundamente o empreendimento do cliente e participar até mesmo do processo de inovação, desenvolvimento de novos negócios, produtos e até distribuição no mercado”, afirma Paulo Giovanni. Ele conta que identificou uma janela de oportunidade para introduzir no mercado brasileiro o conceito de gestão “sob medida”, utilizando os melhores especialistas em cada segmento, oferecendo um tratamento personalizado, com soluções únicas para seus clientes numa grande agência.

“A Tailor Made foi criada a partir desse modelo de negócio e acredito que teremos todas as condições de implantar esse conceito mesmo numa agência do porte da Leo, que tem grandes clientes”, complementa Giovanni. Para ele, a joint-venture representa a união de uma agência global com a equipe “verde e amarela” da Tailor Made para oferecer um sistema inovador e vencedor.

De acordo com o Ibope Monitor, o faturamento da Leo Burnett em 2010 foi de R$ 1,17 bilhão. Já para 2011, Paulo Giovanni tem uma meta audaciosa que é um crescimento de 20% para a nova agência. O objetivo da empresa de comunicação é se tornar uma das cinco maiores agências do mercado brasileiro nos próximos três anos. No entanto, ele destaca que o mais importante não é o ranking: “O nosso desejo é ser a melhor agência. É mais importante que os clientes estejam satisfeitos e que os resultados deles sejam atingidos. Nosso sucesso será sempre medido pelo sucesso dos nossos clientes”, explica Giovanni.

Expectativa global

Para o CEO da Leo Burnett mundial, Tom Bernardin, confiante no sucesso do projeto, essa associação é estratégica: “Nossos objetivos para a Leo Burnett Brasil são ousados e agressivos. Já temos uma presença forte no mercado e nossa excelência criativa já é reconhecida. Mas, com a aquisição da Tailor Made e, principalmente, com a presença do Paulo Giovanni, estaremos mais preparados do que nunca para aproveitar as oportunidades deste mercado em franca expansão. Paulo é comprovadamente um líder e eu estou muito contente em dar as boas-vindas à equipe da Leo Burnett Worldwide”, diz ele.

Desde o primeiro momento - tanto nas conversas com Tom Bernardin e Mark Tutssel, Vice-Presidente Global de Criação, em Chicago, quanto com Ruy Lindenberg, no Brasil –, as negociações correram num clima cordial e chegaram a bom termo num curto período de tempo.

“Nós temos tanto em comum que, se um projeto dessa complexidade fosse negociado com outra rede mundial, demoraria pelo menos um ano; nós conseguimos fechar o acordo em apenas três meses. Foi muito rápido e isso se deve ao elevado grau de sinergia e similaridade existente entre as duas agências”, afirma Paulo Giovanni. Na sua opinião, o fator determinante que viabilizou a associação foi a decisão da Leo Burnett de aceitar que a equipe liderada por Giovanni implantasse o modelo tailor made na nova agência.

O grupo do qual a Tailor Made faz parte, juntamente com a Mix Brand Experience e a Pop Trade das quais Paulo Giovanni é sócio-majoritário, já atende clientes da Leo Burnett, tais como a Procter & Gamble, o maior anunciante do mundo, e a Samsung, líder mundial no setor eletroeletrônico. Portanto, é visível a complementaridade entre as agências: a tradição da Leo Burnett no Brasil e no mundo e a trajetória impecável que ela tem no mercado com a característica inovadora que apresenta a Tailor Made.

A Leo Burnett Tailor Made funcionará na atual sede da Leo, localizada no Brooklin, em São Paulo. A nova agência será composta por 160 profissionais e já nasce com um excelente portfólio de clientes: Fiat, Procter & Gamble, Rossi, Samsung, Walmart/Sam’s Club, Philip Morris, Camil, Emirates, Grupo Chrysler e Rádio Disney.

Além do CEO, Paulo Giovanni, a direção da empresa será composta pelos seguintes sócios-executivos: Ruy Lindenberg e Marcelo Reis, VPs de Criação, Marcello Magalhães, VP de Planejamento, Fernando Sales, VP de Mídia, e Pablo de Arteaga, VP de Atendimento e Operações.

Marcadores:

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.