Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

segunda-feira, janeiro 10, 2011

USD varia 6 centavos em 1 semana - Incertezas para 2011 e a importância do hedge

As incertezas do mercado para 2011, a volatilidade do dólar e a importância do hedge

As medidas tomadas pelo governo chinês de combate a inflação, as dificuldades de financiamento dos países europeus, o novo nível do preço do petróleo e as notícias contraditórias de emprego e recuperação da economia nos Estados Unidos (“Pay-roll” divulgado na sexta-feira abaixo do esperado), criam um cenário definido pelos principais gestores como “INCERTO”. Em paralelo, há uma “guerra cambial” levando países como Chile, Rússia, Cingapura, Tailândia, Suíça, Venezuela, Peru, Correia do Sul e China a atuarem no combate ao capital especulativo e a valorização cambial. O Brasil não fica de fora deste grupo de países. Em ações conjuntas, o Banco Central e o Ministério da Fazenda atuaram ativamente nos últimos meses no mercado cambial brasileiro (aumento do IOF e nas margens nas operações de mercado futuro e a compra de USD 45 bi durante 2010). Em 2011, a primeira medida foi à limitação da posição vendida das instituições financeiras. Estas ações se mostram efetivas, dada a menor apreciação do R$ frente a outras moedas. Após a divulgação pelo BC da regra acima mencionada na parte da manha, na parte da tarde tivemos o discurso de Alexandre Tombini, novo presidente do Banco Central. Ele deixou claro que a tendência do câmbio pode mudar repentinamente:

“...Há um ambiente de ampla liquidez internacional. Temos que cuidar do sistema financeiro, mas também as empresas e os indivíduos precisam ter cautela. E sempre bom lembrar que uma tendência de curto prazo pode mudar de forma repentina...”.

Neste cenário de volatilidade e incertezas, destaca-se a importância do hedge para evitar prejuízos com a volatilidade do USD.
É importante destacar que em cenários de alta volatilidade, vimos muitas empresas que acreditavam na estabilidade do preço do USD e que optaram por não fazer o hedge de seus passivos em moeda estrangeira sofrerem para honrar essas dívidas.

Marcadores: ,

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.