Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Produção industrial - IBGE


Produção industrial - IBGE

A produção industrial superou a mediana das expectativas do mercado, taxa de 1,95%, e subiu 2,2% entre setembro e outubro, destaque para o bom desempenho da produção de bens de consumo não duráveis como alimentos e vestuários, além dos bens duráveis como máquinas, aparelhos elétricos e veículos (+11,2%), porém as indústrias de máquinas para escritório e equipamentos de informática registraram queda na produção devido à concorrência dos importados. Se comparado com out/08, a indústria segue registrando queda, porém num ritmo bem inferior se comparado com os últimos meses, passando de uma taxa de -7,6% em setembro para queda de -3,2% nesta pesquisa, confirmando a recuperação do setor, destaque para os bens não duráveis e duráveis. No ano a indústria acumula queda de -10,7%.

O dado reforça o cenário positivo da indústria, que segue uma recuperação sem tropeços ao longo do ano, buscando retomar o nível de produção observado até o 3ºTrim.08. No acumulado 12 meses o número índice de mantém ainda bem aquém do observado em out/08, 89,39 contra 105,94, porém ao longo de 2010 este nível será retomado. Apesar da expansão de 2,2% da atividade, o crescimento é sustentado por uma demanda interna com poder de compra e por uma capacidade instalada da indústria compatível com um aumento da produção sem gerar pressões negativas sobre a economia, destaque para a expansão dos bens de capital, sinalizando um bom desempenho dos investimentos.

A pesquisa mostra que, apesar de algumas indústrias afetadas negativamente pelo câmbio ou crescimento das importações, elevando a concorrência, o setor reagiu aos incentivos fiscais adotados pelo governo, e mantém o viés de alta com a preparação de estoques para as compras de final de ano. Em 2009 a indústria deve registrar contração de -7,5% e alta de 6,5% no ano que vem.

Marcadores: ,

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.