Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

quinta-feira, novembro 19, 2009

O barulho dos estrangeiros contra o novo IOF

O barulho dos estrangeiros contra o novo IOF

Por Guilherme Fogaça 19/11/2009 - 15:58

Quem olha para o desempenho da bolsa brasileira hoje não chega a se assustar com a reação do mercado ao novo IOF imposto pelo governo -- perto das 15h30, o Ibovespa caía cerca de 1%, acompanhando os mercados mundiais. Basta ouvir a manifestação dos investidores externos, porém, para perceber que a notícia foi mais do que suficiente para azedar o humor dos estrangeiros. "O dinheiro está sendo aplicado em ativos brasileiros porque as pessoas estão confiantes com relação ao momento do país. Não entendo por que estão querendo derrubar essa confiança", disse Geoffrey Pazzanese, gestor do fundo americano Federated, em entrevista à Bloomberg.

A medida em si não parece ser o principal motivo da revolta dos estrangeiros -- a maioria dos analistas diz que não vai ser por uma taxa de 1,5% ou 2% que esses investidores deixarão de aplicar em empresas brasileiras. Além disso, o "truque" de comprar ADRs na bolsa de Nova York e pedir seu cancelamento para receber os papéis das empresas no Brasil e burlar a taxação local de 2% continua valendo, já que a cobrança do IOF ocorrerá apenas para as emissões de novas ADRs. O que incomoda os estrangeiros, na verdade, é a insegurança que esse tipo de iniciativa traz. "É um sinal negativo para os investidores. Antes de anunciar a taxação, o governo deveria levar em consideração a percepção que os investidores terão das ADRs a partir de agora e os efeitos disso no longo prazo", diz Michael Crawford, investidor americano que aplica nas ações da Petrobras e da Vale.

O lado "bom" disso tudo, na opinião dos analistas, é que a medida deve beneficiar as ações da BM&FBovespa. É provável que o movimento de migração de negócios para Nova York pare com o novo imposto -- essa, na verdade, foi a justificativa do governo ao anunciar a medida: equalizar as condições de estrangeiros e brasileiros. Segundo um relatório da corretora Link, desde que o IOF para investimentos estrangeiros na Bovespa foi anunciado, em meados de outubro, o volume de negócios com ADRs brasileiras em Nova York aumentou 20%, enquanto as transações na Bovespa cresceram apenas 12%.

Marcadores:

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.