Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

terça-feira, novembro 10, 2009

Bancos apontam substituição do CDB tradicional pelo escalonado

Bancos apontam substituição do CDB tradicional pelo escalonado

SÃO PAULO - Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) tradicionais cederam espaço a um novo tipo de aplicação. Em busca de melhor rentabilidade, os aplicadores vêm optando pela compra de títulos bancários cujas taxas de juros aumentam conforme o tempo passa, os chamados CDBs escalonados. Somente neste segundo semestre, o estoque desses papéis subiu 46% até o dia 5 de novembro. O volume depositado em CDBs pós-fixados, por outro lado, recuou 6%.

"O principal motivo para o crescimento dos CDBs escalonados foi a redução da Selic", aponta o superintendente de captação do Santander, Marcus Matos. "Até o ano passado, o aplicador costumava ganhar 1% ao mês na renda fixa, mas a taxa média caiu neste ano para 0,7%, 08%."

Em geral, os CDBs escalonados têm vencimento em três ou quatro anos e a taxa oferecida aumenta a cada seis meses. "O título bancário se tornou uma alternativa interessante em renda fixa, porque dá um prêmio ao investidor por ficar com o recurso aplicado no longo prazo", explica o professor de Finanças do Insper, Liao Yu Chieh.

No Banco do Brasil, por exemplo, o produto se chama CDB Parceria e está aberto a aplicações mínimas de R$ 500. "A taxa começa em 85% do CDI e pode chegar a 100% depois de quatro anos de investimento", explica o gerente executivo da diretoria de varejo do BB, Antonio Cássio Segura. No CDB Fidelidade, do Bradesco, a taxa começa em 95% do CDI, segundo o próprio banco.

Os bancos, por sua vez, creem que o produto é interessante pela previsibilidade de caixa. "O cliente espera até o final para obter o maior retorno. Como é um produto voltado para o longo prazo, a tesouraria do banco consegue planejar melhor seus empréstimos", explica Segura.

Marcadores:

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.