Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

quinta-feira, outubro 29, 2009

Em dia de estreia da Cetip, BM&F recebe concorrente

Em dia de estreia da Cetip, BM&F recebe concorrente
Carolina Mandl, de São Paulo
29/10/2009

Ontem, a estreia na bolsa de valores era da Cetip, mas o tradicional discurso de boas-vindas dado pelo presidente da BM&FBovespa deixava dúvidas sobre quem era a homenageada do dia.

"Hoje, a BM&FBovespa e a Cetip possuem motivos para brincar", afirmou Edemir Pinto, presidente da BM&FBovespa, em um discurso que seguiu enumerando os recentes recordes da BM&FBovespa.

A explicação para o confuso discurso é simples: Edemir estava recebendo em casa uma empresa que se lançou em bolsa com a proposta de acirrar a concorrência com a BM&FBovespa nas negociações de ativos de renda fixa e derivativos de balcão.

A ideia da Cetip é deixar de ser uma espécie de "cartório financeiro" que faz o registro e a custódia de títulos para se transformar em uma plataforma alternativa de negociação de ativos. Na Europa, o recente surgimento de seis dessas plataformas tem feito os preços caírem.

No Brasil, para enfrentar a concorrência nacional e internacional, a BM&FBovespa vem derrubando suas tarifas neste ano. Ao mesmo tempo, a BM&FBovespa está aprimorando seus produtos de derivativos de balcão, hoje liderados pela Cetip. O mais recente deles foi um sistema de garantias.

Em torno de um ponto, porém, as concorrentes concordaram ontem em se unir: vão brigar pela derrubada dos 2% de Imposto sobre Aplicações Financeiras (IOF) para os investimentos estrangeiros no mercado de capitais. "A Cetip está pronta para apoiar a BM&FBovespa nessa questão e também vamos levar ideias para o governo", disse Edgar da Silva Ramos, presidente do conselho de administração da Cetip.

Para Edemir, em vez da taxação, o governo deveria autorizar os estrangeiros a depositar as garantias das operações de derivativos no exterior. Ontem, essas aplicações obrigatórias somavam US$ 7,2 bilhões no Brasil.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.