Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

quinta-feira, setembro 03, 2009

FGTS Petrobras rende 1.205%

FGTS Petrobras rende 1.205%

Trabalhadores que arriscaram aplicar saldo do Fundo de Garantia na estatal em 2000 ganharam muito mais e agora poderão investir com recursos próprios no processo de capitalização da empresa para explorar o pré-sal

POR LUCIENE BRAGA, RIO DE JANEIRO

Rio - Trabalhadores que decidiram arriscar e compraram ações da Petrobras em 2000 com o dinheiro do FGTS ganharam muito e poderão faturar mais. Ontem, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que, na qualidade de acionistas minoritários, eles poderão participar do processo de capitalização da empresa, que precisará de aporte financeiro para investir no pré-sal. O mercado fala em valor acima de US$ 50 bilhões. Mas esses cotistas terão que pagar com recursos próprios, porque o governo não pretende reabrir aplicações com o FGTS.

“Cada minoritário que possuir ação poderá exercer seu direito com seus recursos”, esclareceu o ministro. O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), líder do PMDB na Câmara, teria dito que o governo cogitava abrir novamente o FGTS para o aporte, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como Lobão, negou a informação.

Nestes nove anos, enquanto a companhia atingiu a autossuficiência e fez uma das maiores descobertas de reserva de petróleo dos últimos 10 anos — o pré-sal —, tornou-se a segunda maior empresa em lucrodas Américas, com US$ 3,963 bilhões no primeiro semestre. As ações valorizaram 1.205,78%. No período, o FGTS rendeu apenas 61,97%, segundo dados da BM&F/Bovespa até o dia 1º de setembro.

Mario Avelino, presidente do Instituto FGTS Fácil, é um dos entusiastas: “É uma boa oportunidade, embora ninguém saiba como ficará o pré-sal. A medida é interessante porque financia a Petrobras e valoriza o dinheiro do trabalhador”. Consultor e professor de Economia, Marcos Crivelaro confirma que o investimento na Petrobras é vantajoso, mas defende que o governo deveria não só reabrir a oportunidade para os que investiram o FGTS em 2000 como para os que não tiveram a chance. “O volume de investimentos que a Petrobras vai precisar para o pré-sal é tão grande que há como ampliar a oportunidade para todos”, pondera.

Após a desvalorização no dia do anúncio das novas regras do pré-sal, as ações da Petrobras foram as únicas com alta na Bolsa de São Paulo ontem, fechando com ganho de 1,74%. O Ibovespa caiu 0,77%.

Lula vai reavaliar urgência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu prazo até hoje para decidir, em reunião do Conselho Político, se mantém o pedido de urgência para a tramitação dos projetos relacionados ao pré-sal. Parlamentares da oposição ameaçam obstruir a pauta de votação.

Ontem, após a reunião dos líderes dos partidos na Câmara, até o presidente da Casa, Michel Temer PMDB-SP), mudou de ideia e disse que aconselhou o presidente Lula a reconsiderar.

Parlamentares do Rio e mais de 50 prefeitos do estado foram a Brasília ontem para uma reunião em defesa da manutenção para o pré-sal dos recursos arrecadados com royalties e participações especiais no modelo dos contratos atuais.

Nos EUA, o poço mais fundo

A Petrobras divulgou ontem a descoberta de petróleo em águas profundas na região central do Golfo do México, nos Estados Unidos. O poço Tiber-1, fica a cerca de 400 km a sudeste de Houston (Texas).

Tem profundidade total de 10.685 metros, tornando-se o mais profundo já perfurado pela indústria de petróleo. No consórcio em que a BP é a operadora com 62%, a Petrobras America detém 20% e a ConocoPhilips, 18%.

Marcadores: ,

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.