Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

segunda-feira, agosto 24, 2009

Compre Vale antes que seja tarde demais, diz Itaú

Compre Vale antes que seja tarde demais, diz Itaú

Alta do preço do minério de ferro e aumento da produção de aço devem impulsionar ascensão do preço dos papéis da companhia

Boas perspectivas de ganhos, combinadas com uma posição subavaliada das ações indicam que os papéis da Vale (VALE5) devem ter desempenho positivo no curto prazo, segundo avaliação do Itaú. Os analistas revisaram o preço-alvo para os papéis, de 42 para 48 reais por ação. O banco também aumentou a estimativa do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da companhia de 12,2 bilhões de dólares para 15 bilhões de dólares, 8% acima do esperado pelo mercado.

A principal razão para tais expectativas é a estimativa de que o preço do minério de ferro e de outros metais como níquel, cobre e alumínio aumente em 2010. Para o minério, a previsão de aumento é de 10%. Os analistas citam também a recuperação nos volumes de minério de ferro extraídos fora da China. No segundo trimestre, no Brasil, Japão e na Europa, a produção de aço cresceu 50%, 31% e 12%, respectivamente, na comparação com o trimestre anterior.

O Itaú afirma que, segundo seus cálculos, a Vale deverá ser beneficiada mesmo que o preço à vista do minério de ferro caia para até 75 dólares por tonelada devido a fatores como custos médios de frete atrativos. Na opinião dos analistas, o preço da commodity deve ficar acima dos 90 dólares por tonelada.

O relatório do Itaú observa que a recuperação na produção de aço deve beneficiar a Vale em uma extensão maior do que ajudará outras companhias do setor, "uma vez que a companhia foi a única (entre as grandes) que operou bem quando estava abaixo de sua capacidade plena".

Ações

Em 2009, as ações da Vale valorizaram 38%, enquanto produtoras de aço tiveram um aumento de 70%, em média, e o Ibovespa aumentou em 51%. Na visão dos analistas do Itaú, o desempenho dos papéis da mineradora não reflete um preço justo, já que tanto a mineração quanto a siderurgia deveriam se beneficiar de forma semelhante diante de uma recuperação global da economia.

A performance relativamente fraca das ações da Vale pode ser explicada, de acordo com o Itaú, pelo risco relacionado a fusões e aquisições - apesar de a companhia já ter negado o interesse na fabricante de fertilizantes norte-americana Mosaic - e pelo ceticismo referente à sustentabilidade do crescimento econômico da China.

Na Bovespa, as ações da Vale (VALE5) eram negociadas, às 16h03, em alta de 1,73%, a 33,02 reais, enquanto o Ibovespa operava em alta de 1,57%, aos 57.721 pontos.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.