Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

sexta-feira, abril 17, 2009

Receita encaminha estudo a Mantega que prevê a redução de IPI para linha branca

Por: Equipe InfoMoney
16/04/09 - 09h06
InfoMoney

SÃO PAULO - A redução do IPI pode se estender a produtos da linha branca. Na noite da última quarta-feira (15), a Receita Federal confirmou que encaminhou um estudo técnico, que analisa o impacto da redução nos cofres públicos, ao ministro da Fazenda, Guido Mantega.

De acordo com a Agência Brasil, o estudo considera duas possibilidades: uma em que o imposto é zerado, como aconteceu com automóveis de mil cilindradas, e outra em que o imposto é reduzido pela metade.

A alíquota que incide sobre os fogões, hoje, é de 5%, enquanto que para geladeiras é de 15%. Para os tanquinhos e máquinas de lavar, as alíquotas, atualmente, são de 10% e 20%, respectivamente.

Com as reduções a arrecadação do Governo vai cair ainda mais, mas a Receita não informou qual será o montante da queda. O estudo considerou os efeitos da redução do imposto de maio a julho.

Idas e vindas
Mantega, ao anunciar as bases da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010, não havia confirmado que havia um estudo sobre o tema. Segundo a Agência, ele disse que a equipe econômica não tomou nenhuma decisão.

Por outro lado, na semana passada, o ministro afirmou que uma medida como essa não tinha por objetivo impulsionar os setores beneficiados, mas estimular a substituição de eletrodomésticos que emitem gases causadores do efeito estufa.

Estudos atrás de estudos
Produtos do segmento de imagem e impressão, que inclui impressoras, por exemplo, também devem ter as alíquotas do imposto revistas. O presidente da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Humberto Barbato, se encontrou com o secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Francisco Franco, para debater o assunto.

Uma proposta de decreto está sendo encaminhada à Procuradoria Geral da Fazenda, para ser assinada pelo ministro, Mantega, e pelo presidente Lula. Nessa proposta constam as recomendações apresentadas pela Associação e acolhidas por Franco.

De acordo com a Abinee, o processo será concluído em maio.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.