Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

terça-feira, abril 28, 2009

Gripe suína penalizará JBS, mas Sadia e Perdigão podem sair ganhando, diz corretora

Por: Marcelo Olsen Saad
27/04/09 - 20h40
InfoMoney

SÃO PAULO - "O que nós sabemos sobre a gripe suína até o momento?". A pergunta lançada pela equipe de análise da Itaú Corretora tem como resposta "não muito". Embora o termo "pandemia" (ocorrência de uma epidemia em vários países), que tem sido utilizado, seja assustador e provavelmente levará as pessoas a superestimarem o problema, algumas conclusões podem ser extraídas deste cenário.

Analisando exclusivamente do ponto de vista da indústria de processamento de proteínas e as conclusões tiradas da experiência da gripe aviária, os analistas separaram os efeitos em dois principais grupos: o componente da procura e o da oferta. Em ambos os casos, no entanto, não se espera que o impacto seja significativo no médio e longo prazo.

Componente demanda
No lado da demanda, o que assusta os analistas é que as doenças de origem animal geralmente suprimem a procura por proteína nas primeiras fases do surto. Os consumidores tornam-se preocupados com o contágio da doença através da ingestão e, em seguida, o consumo cai. Esta foi a primeira reação à gripe aviária.

Isso, na opinião dos analistas, é uma notícia negativa para as empresas com a exposição à venda de carne de porco, como a JBS Friboi (JBSS3), que possui 12% de suas vendas para os EUA inseridas neste segmento.

No entanto, os analistas acreditam que Sadia (SDIA4) e Perdigão (PRGA3) irão sofrer pouco, pois não se espera que os volumes de carne de porco industrializada no Brasil (presunto e embutidos, entre outros) caiam como consequência, principalmente se o País não for infectado.

Componente oferta
Já no lado da oferta, como as populações animais estão infetadas, a maioria dos países importadores deve proibir as compras das nações tidas como de risco, o que, para uma determinada demanda, iria abrir oportunidade para os exportadores brasileiros (assumindo que o Brasil não seja infectado).

Supondo que pelo menos as exportações de carne de porco dos EUA e México serão proibidas, esta seria, portanto, uma oportunidade para as vendas externas de Sadia e Perdigão, na visão da Itaú Corretora.

Especificidade
Uma das principais especificidades do atual surto é a de que já foi constatado casos de contágio entre humanos. Isto coloca esta doença mais próxima de uma SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave, na sigla em inglês) do que de uma gripe aviária (onde poucos casos se desenvolveram sem contato com o animal).

Marcadores: , ,

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.