Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

sexta-feira, abril 17, 2009

Com crise, arrecadação cai pela primeira vez desde a criação do impostômetro

Por: Equipe InfoMoney
17/04/09 - 08h00
InfoMoney

SÃO PAULO - A marca de R$ 300 bilhões em tributos pagos pelos brasileiros deve ser atingida na tarde desta sexta-feira (17). O total corresponde a toda a receita recolhida pelos municípios, estados e União, desde o primeiro minuto de 2009.

O valor será atingido três dias mais tarde do que em 2008 (14 de abril) e, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), isso representa queda na arrecadação dos governos, a primeira de quatro anos de existência do painel da ACSP (Associação Comercial de São Pulo).

"A diminuição da atividade econômica no país, decorrente da crise que afeta o mundo, foi o que gerou a queda de arrecadação de tributos", explica o presidente do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.

Os tributos que sofreram os maiores recuos foram PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e Imposto de Renda, explica o tributarista.

O que poderia ser feito
Com os cerca de R$ 300 bilhões arrecadados poderiam ser comprados 12 milhões de carros populares ou 120 milhões de TVs de Plasma. Ainda poderiam ser pagos quase 724 milhões de salários mínimos.

O valor arrecadado também permite pagar por 45 meses a conta de luz de todos os brasileiros e comprar 300 milhões de geladeiras simples.

O valor arrecadado pode ser consultado, em tempo real, no site www.impostometro.com.br. O portal indica os valores somados aos cofres públicos por mais de 60 tributos diretos ou indiretos.

Painel
O impostômetro, que começou a funcionar em 21 de abril de 2005, faz parte da campanha de educação tributária lançada pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) na gestão anterior, de Guilherme Afif Domingos.

O painel eletrônico, instalado no prédio da sede da ACSP, mostra a evolução do montante recolhido por diversos parâmetros, como por estado, hora, minuto, segundo, dia ou mês, entre outros.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.