Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

quarta-feira, maio 07, 2008

Criação do cadastro positivo possibilitará expansão do crédito

Criação do cadastro positivo possibilitará expansão do crédito


Por: Flávia Furlan Nunes
06/05/08 - 10h15
InfoMoney

SÃO PAULO - A criação do cadastro positivo aumentará a concessão de crédito no Brasil. De acordo com o gerente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Paulo Ronaldo Capoletti, é esta a tendência que se observa nos países que adotaram a lista do histórico dos bons pagadores. "Em mercados modernos, você tem aumento na concessão de crédito".

O diretor de produtos da Serasa, Ricardo Loureiro, concorda com a afirmação e a corrobora com
estudo realizado por professores universitários norte-americanos. "Com a cultura e prática das informações positivas, há um aumento de 90% no número de pessoas que solicitam crédito e são atendidas", disse.

Riscos e taxa de juros
Este aumento na concessão de crédito é explicado pela redução do custo do crédito para os bons pagadores. "Diminui-se a taxa de juros e coloca-se o risco onde ele realmente existe. Se a pessoa compra bastante e paga bem, as taxas de juros diminuem para esta pessoa", explica o gerente da ACSP.

Ainda há diminuição na inadimplência. A pesquisa indicada pelo diretor da Serasa, feita por John M. Barron (Purdue University) e Michael E. Staten (Georgetown University), mostra que a inadimplência em 50 países que adotaram o cadastro positivo chega a ser 43% menor do que nos países que utilizam informações negativas.

Proposta e realidade
O cadastro funciona como um banco de dados contendo nomes de consumidores que quitam seus empréstimos bancários em dia. "Hoje, é feita uma consulta do CPF e analisado se "nada consta". A legislação, porém, não permite dizer se a pessoa saiu ontem do cadastro de inadimplentes", afirma Capoletti.

"Além disso, depois de cinco anos no cadastro de inadimplentes sem pagar ninguém, o nome da pessoa sai do cadastro e ninguém sabe que ela está devendo", completa.

Espaço para crescimento
Com a proposta, o diretor do Serasa acredita que a concessão de crédito poderá atingir os patamares internacionais. "O crédito hoje no Brasil corresponde a apenas 34,9% do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto a média internacional é de 80%".

De acordo com ele, o cadastro ainda é uma forma de promover a democratização, inserindo mais pessoas neste mercado, a partir de riscos mensurados individualmente.



Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.