Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

segunda-feira, maio 22, 2006

Mercados emergentes: mais uma queda e pior seqüência em oito anos

Por: Cauê Todeschini de Assunção
22/05/06 - 11h30
InfoMoney

SÃO PAULO - As fortes perdas verificadas nos mercados emergentes nesta segunda-feira levam o MSCI Emerging Markets, índice calculado pelo banco norte-americano Morgan Stanley e que inclui ativos de 26 países emergentes, à sua décima queda consecutiva.

A seqüência é a maior dos últimos oito anos e reflete os temores do mercado em relação à atual trajetória dos preços das commodities e às perspectivas acerca das taxas de juros nas economias centrais.

Comprovando um movimento de flight to quality, as perdas nos países emergentes nas últimas sessões são acompanhadas por fortes ganhos nos preços dos títulos soberanos de EUA, Japão e alguns países europeus.

Fim do boom?
Após o chamado boom no início do ano, as cotações das commodities apuram fortes perdas nas últimas sessões, reagindo às incertezas que cercam o crescimento econômico global.

Metais como zinco, cobre e platina são os principais prejudicados, em função da expectativa de queda da demanda chinesa. O petróleo, no entanto, também recua forte e opera abaixo dos US$ 70 nas bolsas de Londres e Nova York.

A valorização das commodities é um dos principais fatores que sustentavam o vigor nos países emergentes, principalmente no que diz respeito à obtenção de divisas.

Juros sobem, até na China
Em relação à evolução das taxas de juros, o movimento ascendente verificado nas economias centrais preocupa. No início do mês, o Fomc elevou a taxa básica de juros dos EUA pela 16º vez consecutiva, para 5% ao ano.

A trajetória de elevação do juro não poupou nem a China que no final de abril elevou o juro básico no país pela primeira vez desde 2004.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.