Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

quarta-feira, abril 26, 2006

Vale: possível pulverização foi o destaque da Bovespa nesta quarta-feira

Por: Cauê Todeschini de Assunção
26/04/06 - 18h13
InfoMoney

SÃO PAULO - Especulações em torno de uma possível pulverização do capital social da Vale do Rio Doce influenciaram fortemente as negociações na Bovespa nesta quarta-feira.

Conforme veiculado pela edição desta quarta-feira da Folha de S. Paulo, a operação consistiria na conversão das ações da mineradora em ordinárias, para a posterior dispersão do capital no mercado.

A notícia, no entanto, foi negada em nota oficial pela assessoria de imprensa da mineradora, que revelou que a empresa não está desenvolvendo qualquer estudo ou análise sobre uma proposta de pulverização de seu capital.

Favorecimento aos minoritários?
Mesmo depois de desmentidos pela empresa, os rumores continuaram influenciando as cotações dos papéis durante a tarde. As ações ordinárias da Vale fecharam a quarta-feira em alta de 1,60%, enquanto as preferenciais classe A recuaram 1,60%.

Para o mercado, tal movimento sugeriria um eventual favorecimento aos acionistas detentores de papéis ordinários, assim como visto na reestruturação da Telemar, caso a operação, de fato, acontecesse.

Ações da Bradespar também avançaram
Outro destaque desta sessão foi a forte valorização de 7,09% dos papéis preferenciais da Bradespar.

A Bradespar possui 17,4% do capital total da Valepar, holding que detém 53,3% do capital ordinário da Vale, reforçando a hipótese de um eventual favorecimento aos ordinaristas.

Os benefícios da pulverização
Empresas de capital social pulverizado são as mais comuns no mercado internacional. Tal modelo tende a beneficiar o acionista minoritário, uma vez que eleva a liquidez dos papéis em bolsa.

Neste ano, empresas como a Embraer, a Perdigão e o Submarino já anunciaram operações deste tipo.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.