Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

segunda-feira, abril 17, 2006

Merrill Lynch e Pactual traçam prognóstico pessimista para a Varig

Por: Rodolfo Amstalden
17/04/06 - 16h30
InfoMoney

SÃO PAULO - Em relatórios tratando do setor de aviação, as equipes dos bancos de investimento Merrill Lynch e Pactual opinam que os problemas financeiros da Varig sugerem um provável encerramento de operações.

Os analistas do Pactual arriscam até mesmo uma data: o final de abril. Essa previsão é baseada em severas restrições de caixa, especialmente após o início do segundo trimestre, sazonalmente mais fraco.

Já a Merrill Lynch lembra que as diversas tentativas de reestruturação da companhia aérea desde junho de 2005 não tiveram sucesso em melhorar os dados operacionais, deixando pouca esperança para novas propostas, como a compra pela VarigLog.

Market share para a concorrência
A equipe da Merrill Lynch lembra que a Varig vem perdendo market share já há um bom tempo, tanto no mercado doméstico quanto nos vôos internacionais. Em março, a participação de mercado da empresa dentro do Brasil foi de 19%, contra 28% no mesmo mês de 2005. Fora do país, o market share passou de 79% para 70% no período.

De acordo com o Pactual, essa contínua perda de participação já está sendo aproveitada pelas concorrentes. Diante de um eventual fechamento da Varig, os benefícios para a TAM, e principalmente para a GOL, tendem a ser ainda maiores.

O tamanho da crise
O débito de R$ 7 bilhões coloca a Varig em um cenário crítico de insolvência, avalia a Merrill Lynch. Outra das amostras do tamanho da crise está na capacidade utilizada: dos 71 aviões disponíveis, apenas 54 estão em funcionamento.

Como agravantes do cenário, as limitações impostas pela Infraero e pelo poder público reforçam a idéia de que uma das mais tradicionais empresas aéreas brasileiras está mesmo com problemas praticamente sem solução.

Desempenho em bolsa
Após um sequência de fortes desvalorizações - queda acumulada de quase 50% no ano -, os papéis preferenciais da Varig sobem 26% nesta segunda-feira, com investidores ainda esperando uma solução para a crise.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.