Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

quarta-feira, abril 19, 2006

Credit Suisse faz aposta com torcedores

Assis Moreira
19/04/2006

O Credit Suisse, um dos maiores bancos do mundo, lançou um investimento cujo rendimento dependerá em parte do desempenho da seleção suíça de futebol na Copa do Mundo da Alemanha.

"Você deseja marcar pontos com a equipe nacional? Nós oferecemos 13,5% mais um bônus'', diz a propaganda veiculada desde o fim de semana nos grandes jornais pelo banco, que é o patrocinador oficial da seleção suíça.

O torcedor investe nas ações de cinco patrocinadores da Copa: Deutsche Telekom, Philips, Procter & Gamble, Toshiba e McDonald's. Ao final de um ano, ele recebe juro de 13,5% se nenhum desses títulos tiver perdido mais de 25%. Receberá ainda juro de 1% se a Suíça chegar as quartas de final. Se for campeã do mundo, no que nem eles acreditam, o investidor receberá então 15% a mais de juro.

Mas é uma aposta: se uma das cinco companhias sofrer desvalorização superior a 25% nas bolsas nesse período, o investidor perde o equivalente no resgate.

O produto foi recebido com ceticismo nos meios bancários. Um rendimento de 13,5% no país é algo excepcional - basta comparar aos 2,5% oferecidos pelos títulos do governo suíço. A interpretação é de que se o banco oferece um percentual tão alto é porque acredita que a possibilidade é extremamente pequena.

O produto foi criado pelo Banco Nomura, de Londres. Algumas instituições dizem ter sido contactadas, mas que não quiseram entrar no negócio porque tinham dúvidas do ponto de vista jurídico. O investimento parece uma aposta, que na Suíça é proibida por lei.

Outros bancos aproveitam a Copa do Mundo, mas seus produtos não tem vínculo com resultado do jogos. O banco suíço Vontobel, o francês Société Générale e o americano JP Morgan emitiram uma espécie de "Fundo Copa 2006'', propondo aos investidores aplicar nas patrocinadoras do mundial, incluindo Adidas, MasterCard, Coca-Cola. Mas não tem aposta.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.