Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

sexta-feira, março 24, 2006

VEJA OS CENÁRIOS DO EMPRESAS E SETORES DESTA SEMANA

AE, São Paulo, 24 - A seção Análises & Cenários do serviço Empresas e Setores traz a cada semana uma visão aprofundada dos temas mais relevantes para os principais segmentos da economia.

O cenário de Energia mostra que o plano decenal do governo federal para o setor pode não ser o mais adequado. Preocupado apenas em dimensionar a demanda e dizer como a oferta irá aumentar para atendê-la, o plano não traça políticas públicas e esquece de propor medidas para o uso racional da energia.

As empresas brasileiras de autopeças, por conta da valorização do real frente ao dólar, decidiram ampliar a compra de componentes no Exterior, segundo o cenário Automotivo. O objetivo das companhias, além de aumentar a competitividade, é reduzir as baixas com matérias-primas, que no ano passado ajudaram a reduzir lucratividade do setor.

O setor de leite tem perspectivas positivas, por conta da expectativa de recuperação da renda da população em 2006, de acordo com o Cenário de Alimentos e Bebidas. O ligeiro aumento de renda nos últimos meses já se refletiu no consumo e a expectativa é de que o aumento do salário mínimo, a partir de abril, consolide essa tendência.

Já o mercado imobiliário está voltando a atrair a atenção dos investidores estrangeiros, após anos sem uma participação mais efetiva. De acordo com o Cenário de Construção Civil, fatores como a queda da taxa de juros e o preço do metro quadrado local aumentaram a atratividade dos imóveis brasileiros, mas ainda faltam grandes projetos que se enquadrem no perfil das empresas internacionais.

O cenário de Mineração e Siderurgia descreve que o setor siderúrgico indiano, com um aumento de quase 5,5 milhões de toneladas na produção no ano passado, já ultrapassou o brasileiro no ranking mundial, ocupando a 8ª posição. A siderurgia da Índia, estimulada pelo crescimento do PIB e pela aceleração do processo de urbanização do país, caminha rapidamente para se tornar um gigante na Ásia.

O cenário de Transportes e Logística relata que a realização do leilão de sete lotes de 2,6 mil km de rodovias federais, prometida para este semestre, ainda é incerta. Mas o setor já prevê que as novas concessões resultarão em margens de lucro mais modestas do que na privatização anterior, nos anos 90, que resultou na entrega de 1,4 mil km à iniciativa privada.

Conforme o cenário do setor Financeiro, após a isenção do Imposto de Renda (IR) para investimentos estrangeiros em títulos públicos, o mercado está querendo agora a extensão do benefício às aplicações em papéis privados de renda fixa, como debênture e nota promissória. Entidades como a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima) e o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri) já encamparam a proposta.

Segundo o cenário de Comércio e Serviços, a associação entre a Santista Têxtil e a espanhola Tavex, que resultará na formação de uma das maiores indústrias do mundo de denim (tecido usado na fabricação de jeans),
terá impacto reduzido sobre o mercado local. De acordo com os especialistas da área, o negócio terá mais influência na competição que o setor trava no mercado externo.

O cenário Telecom e TI mostra que a tendência global do setor é de convergência fixo-móvel. Um exemplo recente foi a decisão da Telefónica de lançar oferta para deter a totalidade da Telefônica Móviles sob sua estrutura, repetindo estratégia de unificação da Telecom Itália, que deixou a Itália Móbile (TIM) debaixo de seu guarda-chuva.

As ações das empresas brasileiras do setor petroquímico, após um período de alta contínua em 2004, apresentam baixas desde o ano passado. De acordo com o cenário de Química e Petroquímica, o movimento foi global, mas as companhias nacionais sofreram mais por causa da sobrevalorização do real frente ao dólar, que aumentou as importações e prejudicou as vendas externas.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.