Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

sexta-feira, março 10, 2006

CENÁRIOS DO EMPRESAS E SETORES DESTA SEMANA

AE, São Paulo, 10 - A seção Análises & Cenários do serviço Empresas e Setores traz a cada semana uma visão aprofundada dos temas mais relevantes para os principais segmentos da economia.

O cenário Automotivo descreve a disputa cada vez mais acirrada entre as montadoras no mercado brasileiro. Três empresas, Volkswagen (23,84%), Fiat (23,48%) e General Motors (22,96%) ficaram praticamente empatadas na liderança no mês de fevereiro. Entre as maiores, apenas a Ford empacou na faixa dos 12%. A briga também é grande entre as companhias que disputam a faixa dos 3%, reunindo Toyota (3,14%), Honda (2,87%) e Renault (2,67%).

As siderúrgicas chineses se tornaram fundamentais nas negociações com as mineradoras em torno do reajuste do preço do minério de ferro no mercado internacional, de acordo com o cenário de Mineração e Siderurgia. A avaliação do mercado é de que os fabricantes de aço chineses possam conseguir, em conjunto, segurar o aumento, que pode superar os 20%. O que pode atrapalhar essa ação é a forte demanda pela produto em todo o mundo.

A Petrobras foi a empresa petrolífera que apresentou o maior crescimento (50,63%) no lucro líquido no ano passado, comparando-se com os resultados de cinco grandes
empresas do setor com capital aberto e atuação global, segundo com os cenários de Energia e Química e Petroquímica. O aumento foi proporcionado principalmente pelo aumento de produção, mas o resultado poderia ser melhor, avaliam os especialistas, caso a estatal reajustasse seus preços no mercado interno no mesmo ritmo da alta internacional do petróleo.

O cenário de Alimentos e Bebidas mostra que a expansão da gripe viária abre novas oportunidades de mercado no Oriente Médio e na Europa para empresas de conservas, como a companhia gaúcha Oderich. Essa é uma oportunidade para a empresa recuperar espaço no segmento de enlatados de proteína animal. No ano passado, a Oderich exportou 25% do faturamento de R$ 170 milhões de sua planta industrial de São Sebastião do Caí, resultado que espera superar em 2006.

Já o cenário de Comércio traz os problemas enfrentados por outra empresa com origem no Rio Grande do Sul, a Grendene, que não conseguiu emplacar as vendas da coleção primavera/verão, lançada no final do ano passado. De acordo com os especialistas, a questão se agrava porque a vocação principal da companhia é justamente vender produtos nesta época do ano e o quarto trimestre concentra o pico das vendas.

O projeto de Parceira Público-Privada (PPP) para a concessão da Linha 4 do Metrô (Linha Amarela) paulistano despertou o interesse de grandes empresas de construção e de transportes. A expectativa do governo do Estado de São Paulo é de que dois ou três consórcios apresentem propostas para participar da licitação, de acordo com os cenários de Transportes e Logística e Construção Civil. Analistas de mercado acreditam que a operação será bem sucedida, sobretudo por conta das garantias oferecidas aos investidores.

O cenário Financeiro mostra que os bancos privados estão buscando inovações para cumprir as exigências do governo federal sobre a aplicação de recursos no crédito imobiliário. Entre elas, o crédito consignado para a compra de imóveis e o financiamento habitacional com parcelas pré-fixadas a partir de recursos da poupança. Essas ações, entretanto, dependem de mudanças na legislação atual. Neste ano, as instituições financeiras terão de destinar no mínimo R$ 6,7 bilhões para o
financiamento imobiliário.

Os especialistas ainda têm dúvidas sobre a pressão competitiva que novas empresas de telefonia móvel poderiam causar no mercado, de acordo com o cenário de Telecom e TI. Eles avaliam que as companhias teriam dificuldade em atuar num setor onde é grande a necessidade de altos investimentos em atualização tecnológica, o que eleva os custos de operação, sobretudo porque o País está próximo de uma licitação de 3ª Geração de telefonia móvel.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.