Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Home broker bate recordes, mas sofre com gargalos

Danilo Fariello, Valor Online

Contagiado pela alta de 14,73% do Índice Bovespa (Ibovespa) e três ofertas públicas de ações, o uso do home broker - ferramenta online de negociação na Bolsa de Valores de São Paulo - bateu todos os recordes em janeiro. O volume girado pela internet no mês superou a marca de R$ 5 bilhões pela primeira vez, com 665 mil negócios (28% mais do que em dezembro) de 52 mil investidores. A conseqüência desse crescimento explosivo foi a pane em diversos sistemas, que prejudicou muitos investidores.

O VipTrade, da corretora Ágora Senior, maior home broker do país, ficou fora do ar por dois dias e ontem, gradualmente, voltava ao ar. A corretora justificou dizendo que, em janeiro, o site atingiu um volume de negociação previsto para o meio do ano, segundo Guilherme Horn, diretor de marketing. "É difícil prever essa disparada." Outras corretoras também enfrentaram problemas no mês.

As falhas representam um risco a que todos os home brokers estão sujeitos, diz Roberto Fonseca, diretor da Fator Corretora. Por isso, todos os sites são obrigados a oferecer também atendimento telefônico aos clientes. "A diferença está no que se faz para amenizar esses problemas." A Fator, quando verifica que uma ordem foi executada por preço diferente do definido pelo investidor, banca a diferença e assume o prejuízo, diz.

No Easynvest, home broker da Título, o número de clientes nos últimos três meses cresceu mais de 40% e o excesso já provocou problemas. Amerson Magalhães, gerente do site, diz que a corretora oferece telefone, e-mail e atendimento online em caso de queda no sistema. "Mas é preciso estar ciente de que a internet é instável, há o risco de o investidor ter de arcar com as falhas."

O ombudsman da Bovespa, Joubert Rovai, confirma que, na linha do aumento no número de operações pelo home broker, cresceu também o volume de reclamações por atrasos e queda em sistemas dos sites. O diretor de informática da bolsa, Luiz Gonzaga de Oliveira Simões, diz que os home brokers enfrentam mais problemas nos últimos meses com o crescimento do mercado. "Algumas corretoras têm problemas localizados."

Para complicar, a Bovespa também sofreu uma falha por volta das 11h30 do dia 23. Mas, segundo Simões, a interrupção dos negócios de cinco corretoras por cerca de meia hora foi por falha de equipamento, e não por excesso de uso do sistema, que ainda tem folga.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.