Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Vale poderia ajustar minério de ferro em até 28%, sem danos às siderúrgicas

Por: Cauê Todeschini de Assunção
23/01/06 - 10h55
InfoMoney

SÃO PAULO - De acordo com relatório divulgado recentemente pelo banco de investimentos norte-americano Merrill Lynch, o cenário para o setor de mineração aponta para mais um reajuste dos preços do minério de ferro, inclusive no que diz respeito à estrutura de custos das siderúrgicas.

Com as quedas previstas para os preços do carvão siderúrgico e do frete marítimo, os analistas do banco revelam que os preços do minério de ferro podem subir até 28% em 2006 sem elevar os custos totais com matérias-primas das siderúrgicas.

Oportunidade existe, e costuma ser aproveitada

Segundo a Merrill Lynch, a oportunidade de elevação dos preços do minério de ferro costuma ser aproveitada pelas mineradoras quando o custo de outras matérias-primas recua.

Em 2005, por exemplo, quando os preços do frete marítimo recuaram 25%, o preço do minério avançou 71,5%. Ainda assim, os fabricantes de aço chineses pagaram apenas 9,6% a mais pelo produto entregue em seus portos.

A boa notícia para 2006, segundo a Merrill Lynch, é que os preços do frete marítimo começam o ano com uma queda adicional de 14%, configurando uma nova oportunidade de reajuste para as mineradoras.

Cada dólar é importante

Apesar de apontarem para outros fatores importantes em relação aos fundamentos da empresa, os analistas do banco norte-americano revelam, após análise de sensibilidade, que os números da Vale são bastante dependentes do reajuste do minério de ferro.

Para se ter uma idéia, a cada 10% de reajuste para o preço do minério de ferro, o preço alvo do ADR da mineradora, que é de US$ 60, avança cerca de 2%.

A expectativa do banco norte-americano é de que o minério de ferro suba 10% em 2006, mas é considerada bastante conservadora pelos próprios analistas.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.